terça-feira, 21 de julho de 2015

Transbordável

ao porto, 
real que fosse, quase que tudo, ódio se foice, 
aquilo contudo, tranquilo, ameno, sedento e profundo, transferível veneno, que parte do mais fundo, 
triglicerídeo, colesterol, 
o coração parou na veia, 
V E I A,
 a-r-t-é-r-i-a,
 sangue que pulsa dentro dele, dentro dela, no pulmão, pulmão sagrado, respira flores, resfria dores, dores murchas no jardim do Éden, dores cansáveis, cansáveis dores. 
Triglicerídeo, tritura, milho, arroz, milharal, seu pé caminha por eles, dentro do prato meu coração despetalado murcha, com um pouco de vinho, 
o ódio infla dentro do esôfago, mistura o ácido, ansiedade,
 sacanagem, bacanal, 
aquilo que era aquilo, era aquilo e não era contanto o tempo perdido do fazer,
 fazer que suga, que pulsa, que insegura menina em cima da ponte, 
sobe e escorre pela mãos  em cima do mar, 
fugiu, 
sumiu, 
bebeu, 
trepou, 
C
A
I  
U
.                                            

sábado, 27 de junho de 2015

II Ciclo de Leitura Dramática


 NUDRA (Núcleo de Dramaturgia) 

Eventos de leitura dramática acontece em todo o mundo, nesses eventos ficamos sendo informados sobre as peças do momento, é uma cultura de divulgação do teatro, e o OFICENA não podia ficar de fora desse "ritual". 
No dia 2 de maio de 2015 o OFICENA - Curso Livre de Teatro levou ao palco do Teatro Municipal de Cabo Frio o II Ciclo de Leitura Dramática do NUDRA.
Nosso ciclo de leitura dramática tem como objetivo resgatar a dramaturgia do escrever teatral e colocar em evidência novos dramaturgos e pensares, mostrar para todos um mundo literário totalmente fantástico tendo como objetivo reproduzi-lo no palco.
Foi um eventro repleto de literatura, poesia e muita arte. Uma junção harmoniosa de textos para teatro, curtos e médio, escritos pelos próprios alunos do curso e integrantes do Núcleo de Dramaturgia (NUDRA), lidos por atores-alunos do curso e atores convidados, como o ator e humorista Rodrigo Rodrigues. 
Foram 14 cenas escritas por alunos e ex alunos do OFICENA, que passaram pelo NUDRA, e uma das obras primas da dramaturgia, um texto de Federico Garcia Lorca, nosso homenageado.
Foi um sábado dramático e incrível, e para finalizar o dia, tivemos o prazer de cantar e dançar com a banda Tchau Laryssa (Daniel Arm, Paulo Hugo e Harley de Bragança) e prestigiar muita arte com nosso varal artístico com material visual produzido por alunos e artistas convidados, como a artista visual Lorena Benevenuto. 
E mais um vez o Beijo que Virou Arte esteve presente, através de Nathally Amariá como apresentadora do  II Ciclo de Leitura Dramática do NUDRA.
A DRAMATURGIA é uma arte que deve ser propagada, pois não existe teatro sem ela!





Nós na TV" - (Dramaturgia coletiva dos alunos infanto-juvenil do OFICENA)






Liga de Heróis da Juventudo Brasileira (Texto de André Garcia - Leitura Dramatizada: Paulo Hugo Rodrigues, Harley de Bragança e Mario Sales)




         Dois Astronautas em Saturno (Texto de: Larissa Gomes - Leitura                 Dramatizada: Sarah Forte, Duda Machado, Patricia Cabral e Tony Sayder)



         O Menino Triste ( Texto e Leitura Dramatizada de João Pedro Papini)



   

Cosmonauta ( Texto de Henrique Selani - Leitura Dramatizada:  Jean Monteiro, André Garcia e Henrique Selani)





Pegando o Espírito da Coisa (Texto de Jhonatan Sanchez - Leitura Dramatizada de Maria Franco e Yuri Quintanilha)



Urânio Tóxico (Texto de Larissa Gomes - Leitura Dramatizada: Ludmila Galván, Yasmin Ferreira, Larissa Gomes e Danilo Tavares )


Uma máscara para Gênova (Texto de Jiddu Saldanha - Leitura Dramatizada: Rosangela Salles)

A Visita (Texto de Nathally Amariá - LEitura Dramatizada: Sarah Fortes e Matheus Neves)

Homo - Quero ver, me Convencer a Viver (Texto de Kéren-Hapuk - Leitura Dramatizada: Matheus Neves)

Caricato Bernardo, O Retrato do Nada (Texto de Bruna Alves - Leitura Dramatizada: Thainá Gomes e Ramires Dantas)


O Roubou (Texto de Jiddu Saldanha - Leitura Dramatizada: Beatriz Ebecken e Matheus D'Castro)


O Diagnóstico (Texto de Sthepany Torres - Leitura Dramatizada: Allan de Deus e Sandra Ribeiro)


A Fada Madrinha (Texto de Camille Miranda - Leitura Dramatizada: Yasminy Martins e Karen Morais)



Bodas de Sengue de Federico Garcia Lorca (Leitura Dramatizada: OFICENA) 


A Literatura e seus seguidores








Por: Nathally Amariá
Fotos: Jiddu Saldanha





sábado, 24 de janeiro de 2015

OFICENA em: O Inspetor Geral

Estréia! 
No dia 23 de novembro de 2014 o OFICENA levou ao palco do Teatro Municipal de Cabo Frio, Inah de Azevedo Mureb, um clássico da dramaturgia russa, de Nokolai Gogol: "O Inspetor Geral", com a Direção de Italo Luiz Moreira e Jiddu Saldanha.
   A peça é uma comédia farsesca, que conta a história de uma cidade que recebe a visita de um inspetor. A população começa a se preparar para a tão esperada visita, maquiando a cidade e entrando em um processo de corrupção. Porém, o que eles não sabem é que o famigerado inspetor esconde um segredo. A adaptação é uma comédia hilariante do período pré-revolucionário russo.  
Foi trabalhada com os alunos a perspectiva pedagógica de valorização do dramaturgo local, além de dramaturgos consagrados no mundo todo; e a importância dos estudos das técnicas necessárias para a construção da cena. O processo foi muito marcante para todos os atores-alunos, foi um período super divertido, mas de muita dedicação e  organização. Com o esforço de ta a equipe pudemos construir mais um espetáculo. Fizemos várias dinâmicas para o aprofundamento da concepção do espetáculo, como por exemplo: jogar xadrez (no tabuleiro e no palco), aprendemos danças típicas da Rússia, como o Cossaco, vivência de bufonaria, pesquisas de figurino e maquiagem e a confecção das máscaras, que foi um processo delicioso de estudar, entre outras coisas. Nos aprofundamos e desenvolvemos também a área musical, pois "O Inspetor Geral" é uma opereta composta por 12 músicas, foi um trabalho árduo mas muito gratificante. A estréia foi calorosa e as expectativas foram superadas.

Confecção das máscaras

    Mas pra quem acha que depois da estreia tudo acabou se engana, porque levamos o Inspetor Geral paras as ruas. Nos apresentamos nos dias 29-11 e 7-12 na Praça da Cidadania, no Espaço Capoeira, e no dia 14-12  no Largo São Benedito, na Passagem. A experiencia de levar a peça para a rua gerou nos alunos uma imensa comoção de mais dedicação e muita concentração. Foi um processo que estimou muitas pessoas fomentando a autonomia e a busca para a realização dos nossos projetos e sonhos.
  E em 2015 e OFICENA continua apresentando O Inspetor Geral, retornando no dia 25 de janeiro às 17:30h na Praca da Cidadania do Espaço Zen. 



Nossos cartazes feito pelo ator e artista visual Gustavo Vieira
"O INSPETOR GERAL"
FICHA TÉCNICA
Classificação etária - 12 anos.
Texto: Nikolai Gogol
Direção: Ítalo Luis Moreira e Jiddu Saldanha
Criação e direção musical: Kéren-Hapuk e Nathally Amariá
Preparação corporal e coreografia: Marcio Nascimento
Iluminação: Yuri Vasconcellos, Marcinho e Wagner Cabral
Equipe de adereços: Ivan Alves e OFICENA
Figurinos: Yuri Vasconcellos, Jiddu Saldanha e OFICENA
Execução de Figurino: Beatriz Ebecken
Contrarregragem: Clarissa Obregón, Aline Gomes, Lucas Rocha, Danilo Tavares, Claudia Mury e Camille Miranda
Elenco: Anna Alves, Arthur Brant, Beatriz Ebecken, Carolina Becker, Celso Guimarães Júnior, Dan Dara, Guilherme Costa, Harley De Bragança Melado, Jean Monteiro, Júlia Moschen de Andrade, Kéren-Hapuk Andrade, Larissa Gomes, Maria Aparecida, Maria Eduarda Machado, Maria Carolina , Matheus Neves, Nathally Amariá Andrade, Paulo Hugo Rodrigues, Pedro Carvalho, Pollyana Soares, Rosangela Salles, Sarah Fortes, Tamiris Nazareth, Thainá Gomes e Andreza Ferreira.
Alunos contrarregras e apoiadores: Clarissa Obregón, Aline Gomes, Lucas Rocha, Danilo Tavares, Claudia Mury e Camille Miranda.


Aplaudindo nossos contra regras, nossa equipe <3